Qual é o problema da emissão de carbono?
Muito se fala em mudanças climáticas, efeito estufa e as consequências que eles trazem para a vida no planeta. A principal causa para esses fenômenos e o desequilíbrio provocado por eles é a emissão de carbono. Saiba que problemas o lançamento desse tipo de gás proporciona e os motivos pelos quais devemos diminuir a sua emissão aqui nesse conteúdo da GreenView.
O que é emissão de carbono?
Primeiramente, vamos explicar aqui o que significa emissão de carbono. Ela nada mais é do que uma expressão que se refere ao lançamento de gases de efeito estufa na atmosfera e que causam o aquecimento global, como o dióxido de carbono (CO2) — ou gás carbônico, metano (CH4), óxido nitroso (N2O), hexafluoreto de enxofre (SF6), entre outros extremamente prejudiciais que contém flúor e cloro.
Todos esses gases listados acima, com destaque para o gás carbônico, retém parte da radiação solar que chega ao planeta, tornando a Terra mais quente. Este é um fenômeno natural. No entanto, o excesso do volume de emissão de carbono oriunda da ação antrópica acaba aumentando demais a temperatura do planeta e provoca o aquecimento global.
Emissão de carbono: como o homem é responsável?
Conforme dissemos anteriormente, a emissão de carbono é um processo de origem natural que pode ser proveniente de erupções vulcânicas e da respiração de animais, seres humanos e organismos vivos. Entretanto, muitas ações humanas são fontes de CO2 e são responsáveis pelo excesso do gás na atmosfera. Podemos citar: a queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo, motores a combustão); o desmatamento e as queimadas; os processos industriais; a produção de cimento e aço, refinaria de petróleo, por exemplo.
E não são só as empresas e governos que devem mudar sua conduta e processos produtivos para diminuir a emissão de carbono. Diversas ações cotidianas também são responsáveis pelo lançamento de gás carbônico na atmosfera: consumo excessivo de carne vermelha; viagens de avião; uso de veículos automotores; descarte incorreto de resíduos; consumo irracional de água; a compra de muitos produtos com embalagens de plástico, etc.
Por que reduzir a emissão de carbono?
Embora as emissões de carbono tenham subido menos que o esperado em 2022, segundo reportagem da Agência Brasil, o caminho a se percorrer para evitar tragédias ambientais é longo! As consequências do cenário descrito já são sentidas hoje, uma delas é a maior ocorrência de eventos climáticos extremos, como tsunamis, secas prolongadas e inundações.
Mas além disso, reduzir a emissão de carbono é fundamental para evitar outras ocorrências danosas, como a chuva ácida, o aumento da poluição do ar e doenças relacionadas, a diminuição da biodiversidade, a extinção de espécies da fauna e da flora, o derretimento das calotas polares e a elevação do nível dos mares.
Para diminuir realmente a emissão de carbono é preciso uma transformação total de governos, empresas e sociedade como um todo.
A sua organização quer começar hoje esse processo e se tornar mais sustentável? Fale agora com a GreenView! Nós oferecemos soluções sustentáveis e personalizadas com foco no atendimento às legislações ambientais, redução de custos para as empresas e preservação dos recursos naturais e meio ambiente. Clique aqui e entre em contato conosco!