Saiba o que é e como funciona a Agricultura Sustentável?

Saiba o que é e como funciona a Agricultura Sustentável?

Com a perspectiva de aumento da população global e os efeitos das mudanças climáticas na produção agrícola, se faz urgente pensar em alternativas para aumentar a produção de alimentos de forma respeitosa com o meio ambiente. Dentro desse contexto, a agricultura sustentável ganha destaque. Mas você sabe como ela funciona? A GreenView te explica nesse conteúdo.

O que é Agricultura Sustentável?

A agricultura sustentável tem um pilar básico: o respeito ao meio ambiente. Ela deve ser justa do ponto de vista social e viável economicamente, de modo que as gerações futuras consigam suprir as suas necessidades e seja mantida uma boa qualidade de vida para o planeta. Ou seja, a agricultura sustentável é baseada em uma produção têxtil e de alimentos, por exemplo, com baixo impacto ambiental. Ela não compromete a saúde humana, os reservatórios de água e o ar da região.

A agricultura sustentável possui alguns aspectos importantes, como a diminuição do uso de adubos químicos e pesticidas; uso de sistemas de captação de água das chuvas para utilização na irrigação; ampliação de áreas agrícolas não pode ser feita por meio do desmatamento; valorização da agricultura familiar; uso de fontes de energia geradas no campo, como os biocombustíveis; respeito às leis trabalhistas; não utilização de mão de obra infantil ou trabalho escravo; entre outros elementos chave.

Em resumo, a agricultura sustentável é boa para o meio ambiente, para a saúde de quem consome os alimentos e oferece boas condições de trabalho para quem tira o seu sustento da atividade.

Práticas utilizadas na agricultura sustentável

Para promover a agricultura sustentável é preciso que o processo de produção esteja calcado em práticas ecologicamente corretas. Um dos exemplos é a adubação verde. Ela funciona assim: as plantas são utilizadas para melhoria das condições físicas, químicas e biológicas do solo. Há espécies como leguminosas, que se associam a bactérias fixadoras de nitrogênio do ar, transferindo-o para as plantas. Estas espécies também estimulam a população de fungos micorrízicos, microrganismos que aumentam a absorção de água e nutrientes pelas raízes. Assim, é possível proteger o solo contra a erosão, infiltração, retenção de água e até melhorar a sua fertilidade.

Quem quer apostar na agricultura sustentável também pode aderir à compostagem. Essa técnica aproveita os resíduos orgânicos para produzir adubo e aumentar a produtividade sem gastar muitos recursos. A irrigação é outro ponto importante que é necessário ficar atento para não desperdiçar água. Uma ótima escolha é ter um sistema de gotejamento para manter as plantações irrigadas. A vazão lenta e permanente da água ajuda a reduzir o desperdício e também a diminuir a presença de fungos.

Plantar sebes ao longo das bordas do campo ou cobertura do solo entre as linhas são duas excelentes maneiras de fornecer habitat para insetos e pássaros que atacam as pragas destruidoras de plantações. Uma outra opção é plantar misturas mais diversas de culturas, assim elas confundem ou desviam as pragas. Já o Sistema de Plantio Direto é indicado para preservar a capacidade produtiva do solo. A prática consiste em não arar o solo antes do plantio e sim cobri-lo com folhagens secas e fazer a rotação de cultivo.

Quer ficar por dentro de todas as práticas sustentáveis que preservam a natureza e ao mesmo tempo alavancam os seus lucros?

Fale já com a Greenview! Nós ajudamos sua empresa a conciliar o que para a gente é muito importante: crescimento econômico, redução de custos e a conservação do meio ambiente.

Somos especialistas em Licenciamento Ambiental, Gerenciamento de Áreas Contaminadas, Consultoria Ambiental e muitos outros serviços. Clique aqui e entre em contato com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Agende uma Ligação!

Preencha o formulário ao lado e entraremos em contato para falar sobre como podemos lhe auxiliar: