Como garantir a segurança em uma indústria química.
São muitos os produtos advindos da indústria química que a população e as empresas em geral consomem em seu cotidiano.
A variedade é grande e vai desde produtos fertilizantes e pesticidas até produtos de saúde, beleza e higiene pessoal, por exemplo.
A indústria química também é a responsável pelos insumos necessários para outros segmentos. Mas como o trabalho exercido em uma indústria química envolve riscos, a segurança é fundamental.
Conheça algumas medidas para manter esse ambiente seguro nesse conteúdo da GreenView.
Produtos provenientes da Indústria Química
Primeiramente, vamos falar sobre a ampla gama de produtos fabricados pela indústria química. São provenientes dela produtos de uso industrial como substâncias e ácidos necessários para indústrias de outros setores; insumos para indústria petroquímica e farmacêutica; produtos de limpeza, produtos agrícolas; tintas e esmaltes; polímeros, entre muitos outros.
Além disso, a indústria química atende a demanda de outros segmentos por meio do fornecimento de matérias-primas; pesquisa e desenvolvimento de novos produtos; estudos sobre sustentabilidade e impactos ambientais; tratamento de resíduos; etc.
Por outro lado, o trabalho na indústria química envolve muitos riscos para os funcionários em razão do contato com substâncias perigosas para os seres humanos.
As pessoas que atuam nessa área podem ter chances de desenvolver doenças por causa da exposição à radiação, contato dérmico e inalação com as substâncias perigosas.
Há ainda os riscos de incêndios e explosões decorrentes de vazamentos de gases e líquidos, por exemplo. Isso tudo reflete a importância da segurança química para a indústria química, que consiste na utilização consciente de substâncias químicas, objetivando a proteção da saúde humana e do meio ambiente.
Dentro desse contexto, o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) por parte dos funcionários é imprescindível. Geralmente, o colaborador que trabalha em uma indústria química deve utilizar itens como respiradores, aventais, calçados fechados, máscaras, luvas, entre outros.
Mas a responsabilidade maior é das empresas do ramo da indústria química. Elas devem ficar muito atentas a fim de proteger a vida dos colaboradores e do ecossistema que se encontra ao seu redor.
A indústria química deve oferecer treinamentos periódicos aos funcionários, rotular adequadamente todos as embalagens de produtos químicos, ser muito cuidadosa no armazenamento, manuseio e transporte de substâncias químicas, avaliar constantemente a armazenagem de todos os produtos químicos, compatibilidade química de substâncias, checar a disponibilidade e manutenção dos equipamentos de combate a incêndios e designar um local específico para que os funcionários se alimentem longe do local de armazenamento e manuseio de produtos químicos, por exemplo.
E claro que a indústria química deve tomar medidas práticas para evitar a contaminação do solo, do ar, aquíferos, mares e rios.
Gerenciamento dos Resíduos industriais
Os resíduos perigosos não podem ser jogados no lixo comum, eles precisam ser descartados de forma adequada. São exemplos de resíduos que não podem ser simplesmente lançados ao meio ambiente: agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes seus resíduos e embalagens, lâmpadas fluorescentes, eletroeletrônicos e seus componentes.
O ideal é que todos os resíduos perigosos provenientes da indústria química sejam recolhidos por empresas especializadas e que sigam todas as normas de segurança e ambientais, o que se constitui nas bases do sistema de logística reversa. Presente na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei n° 12.305/10, a logística reversa estabelece a responsabilidade da empresa recolher novamente os produtos que sejam perigosos para a população e o meio ambiente.
Você atua no ramo da indústria química e quer tornar a sua empresa ainda mais segura e sustentável?
Entre em contato com a GreenView que nós oferecemos a solução que mais se adequa ao seu negócio. Conheça já nossos serviços.