Siderurgia , o que é ?
A Siderurgia é considerada como um dos principais segmentos da metalurgia, área dedicada à fabricação e tratamento de aços e ferros fundidos.
Conforme o Instituto Aço Brasil, o aço é uma liga de ferro e carbono. Na siderurgia, em sua maioria, usa-se o óxido de ferro, misturado com areia fina, e carvão mineral ou carvão vegetal. O carvão exerce duplo papel na fabricação do aço: como combustível ou como redutor.
Etapa das produção do aço
É possível dividir a produção do aço em uma preparação inicial e posteriormente quatro etapas, sendo elas: preparação da carga, redução, refino e laminação.
A produção integrada de aço envolve a transformação de carvão em coque em fornos de coque, enquanto o minério de ferro é sinterizado ou beletizado antes de ser alimentado no alto-forno (BF – blast furnace).
O minério é reduzido no alto-forno para obter metal quente contendo cerca de 4% de carbono e quantidades menores de outros elementos de liga.
Em seguida, o metal quente é convertido em aço no forno de oxigênio básico (BOF – basic oxygen furnace). Em seguida, é fundido continuamente para a obtenção de produtos semiacabados, como blocos, barras ou placas. Esses produtos semiacabados são laminados nas formas acabadas de barras, folhas, trilhos, vigas H ou I.
O processamento secundário, começa com a sucata de aço que é fundida em um forno elétrico a arco (EAF). O aço fundido produzido é possivelmente tratado em um forno panela e então continuamente fundido e acabado em uma operação de laminação.
Reciclagem do Aço
O aço pode ser continuamente reciclado sem perda de sua qualidade. Conforme o Instituto do Aço no ano de 2019 no Brasil foram reciclados 8 milhões de toneladas de sucata de aço.
Parque Siderúrgico Brasileiro
No Brasil o Parque Siderúrgico é representada por 15 empresas privadas, controladas por doze grupos empresariais e operando 31 usinas distribuídas por 10 estados brasileiros, a indústria do aço no Brasil foi responsável pela produção, em 2019, de 32,6 milhões de toneladas de aço bruto, levando o país a ocupar a 9ª posição no ranking da produção mundial.
Fonte: Instituto Aço Brasil.
Monitoramento Ambiental na produção de Aço
Para a manutenção e preservação ambiental é necessário a implementação de sistemas integrados para o monitoramento contínuo da área onde é realizada a produção do aço, pra avaliação das principais fontes de emissões atmosféricas e efluentes hídricos dos arredores da indústria.
Abaixo segue uma relação de programas de Monitoramento a se realizado:
- Programa de Monitoramento de Efluentes;
- Programa de Monitoramento de Água Superficial;
- Programa de Monitoramento de Água Subterrânea;
- Programa de Monitoramento de Emissões;
- Programa de Monitoramento de Sedimento;
- Programa de Monitoramento do Solo;
- Programa de Monitoramento de Nível de Ruído;
- Programa de Monitoramento da Qualidade do Ar.
Para a realização de atividades e Siderurgia é necessário a realização do Licenciamento Ambiental e também atendimento as condicionantes as quais serão atendidas durante a execução dos Programas de Monitoramentos Ambientais implementados.
A GreenView é uma Consultoria Ambiental que realizada todas as etapas do Licenciamento Ambiental (Licença Prévia, Licença de Instalação, Licença de Operação), renovações das Licenças de Operação. Também realizamos os Programas Ambientais e atividades para o atendimento as Condicionantes Ambientais.
Entre em contato com a GreenView Engenharia & Consultoria Ambiental e solicite seu orçamento.