Siderurgia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Siderurgia, imagem de um forno de siderúrgica e acima o texto em branco siderurgia.

Siderurgia , o que é ?

A Siderurgia é considerada como um dos principais segmentos da metalurgia, área dedicada à fabricação e tratamento de aços e ferros fundidos.

Conforme o Instituto Aço Brasil, o aço é uma liga de ferro e carbono. Na siderurgia, em sua maioria, usa-se o óxido de ferro, misturado com areia fina, e carvão mineral ou carvão vegetal. O carvão exerce duplo papel na fabricação do aço: como combustível ou como redutor.

Etapa das produção do aço

É possível dividir a produção do aço em uma preparação inicial e posteriormente quatro etapas, sendo elas: preparação da carga, redução, refino e laminação.

A produção integrada de aço envolve a transformação de carvão em coque em fornos de coque, enquanto o minério de ferro é sinterizado ou beletizado antes de ser alimentado no alto-forno (BF – blast furnace).

O minério é reduzido no alto-forno para obter metal quente contendo cerca de 4% de carbono e quantidades menores de outros elementos de liga.

Em seguida, o metal quente é convertido em aço no forno de oxigênio básico (BOF – basic oxygen furnace). Em seguida, é fundido continuamente para a obtenção de produtos semiacabados, como blocos, barras ou placas. Esses produtos semiacabados são laminados nas formas acabadas de barras, folhas, trilhos, vigas H ou I.

O processamento secundário, começa com a sucata de aço que é fundida em um forno elétrico a arco (EAF). O aço fundido produzido é possivelmente tratado em um forno panela e então continuamente fundido e acabado em uma operação de laminação.

Reciclagem do Aço

O aço pode ser continuamente reciclado sem perda de sua qualidade. Conforme o Instituto do Aço no ano de 2019 no Brasil foram reciclados 8 milhões de toneladas de sucata de aço.

Parque Siderúrgico Brasileiro

No Brasil o Parque Siderúrgico é representada por 15 empresas privadas, controladas por doze grupos empresariais e operando 31 usinas distribuídas por 10 estados brasileiros, a indústria do aço no Brasil foi responsável pela produção, em 2019, de 32,6 milhões de toneladas de aço bruto, levando o país a ocupar a 9ª posição no ranking da produção mundial.

Fonte: Instituto Aço Brasil.

Monitoramento Ambiental na produção de Aço

Para a manutenção e preservação ambiental é necessário a implementação de sistemas integrados para o monitoramento contínuo da área onde é realizada a produção do aço, pra avaliação das principais fontes de emissões atmosféricas e efluentes hídricos dos arredores da indústria.

Abaixo segue uma relação de programas de Monitoramento a se realizado:

  • Programa de Monitoramento de Efluentes;
  • Programa de Monitoramento de Água Superficial;
  • Programa de Monitoramento de Água Subterrânea;
  • Programa de Monitoramento de Emissões;
  • Programa de Monitoramento de Sedimento;
  • Programa de Monitoramento do Solo;
  • Programa de Monitoramento de Nível de Ruído;
  • Programa de Monitoramento da Qualidade do Ar.

Para a realização de atividades e Siderurgia é necessário a realização do Licenciamento Ambiental e também atendimento as condicionantes as quais serão atendidas durante a execução dos Programas de Monitoramentos Ambientais implementados.

A GreenView é uma Consultoria Ambiental que realizada todas as etapas do Licenciamento Ambiental (Licença Prévia, Licença de Instalação, Licença de Operação), renovações das Licenças de Operação. Também realizamos os Programas Ambientais e atividades para o atendimento as Condicionantes Ambientais.

Entre em contato com a GreenView Engenharia & Consultoria Ambiental e solicite seu orçamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *