Surfactantes na remediação ambiental
Os surfactantes, como os detergentes domésticos comuns, são agentes químicos que aumentam a solubilidade efetiva dos compostos orgânicos na água ou na fase aquosa.
O termo surfactante ou agente tensoativo descreve a tendência desta classe de compostos para adsorver na interface entre duas fases fluidas imiscíveis.
Este comportamento ocorre porque as moléculas de surfactante consistem em dois componentes, um grupo semelhante à água (hidrofílico) e um grupo que apresenta aversão à água (hidrofóbico).
Os surfactantes são classificados pela carga iônica do grupo hidrofílico em solução aquosa.
Os surfactantes aniônicos têm sido usados com mais frequência na remediação ambiental nos últimos anos porque as superfícies do solo são geralmente carregadas negativamente, e um surfactante com carga negativa será repelido, ao invés de atraído pela superfície do solo.
Uso de surfactantes na remediação ambiental
O uso de surfactante para o auxílio durante o processo de remediação, resumidamente envolve a injeção de uma solução de surfactante que consiste em surfactante, eletrólito (para um surfactante aniônico), água e frequentemente co-solvente.
Os surfactantes aniônicos comumente usados incluem sulfatos de éter de álcool, sulfonatos de alcano e sulfossuccinatos.
A adição de eletrólitos e co-solventes ajuda a melhorar a recuperação da massa de contaminantes e a prevenir a formação de géis na subsuperfície.
O cloreto de sódio e o cloreto de cálcio são exemplos de eletrólitos comumente usados (solutos que produzem íons em solução).
Precisa realizar a remediação ambiental no seu empreendimento ? Entre em contato com a GreenView , somos uma Consultoria Ambiental que pode te ajudar, nós realizamos todos os trabalhos relacionados ao Gerenciamento de Áreas Contaminadas.
Fonte: Adaptado de Surfactant-Enhanced Aquifer Remediation (SEAR) Design Manual. NAVAL FACILITIES ENGINEERING COMMAND Washington, DC 20374-5065.