Terminologia – Águas Subterrâneas

Terminologia - Águas Subterrâneas

Terminologia – Águas Subterrâneas

Terminologia – Águas Subterrâneas! Lençol Freático, Zona Insaturada ou Zona Vadosa, Zona Saturada ou Zona Freática, Zona ou Franja Capilar, abaixo apresentamos explicações para os termos utilizados quando trabalhamos com águas subterrâneas.

O que é Lençol Freático ?

O lençol freático é definido como a superfície sobre a qual a pressão de água porosa é igual a pressão atmosférica.

Também são utilizados termos como superfície freática, superfície livre e nível d´água.

O que é Zona Insaturada ou Zona Vadosa ?

Chamamos de zona insaturada ou zona vadosa a zona acima do lençol freático, onde a pressão de água porosa é menor que a atmosférica. Em sua grande maioria parte da zona insaturada apresenta os espaços porosos ocupados por ar e também por água.

O que é Zona Saturada ou Zona Freática ?


Abaixo do lençol freático encontra-se a zona satura ou zona freática, onde as pressões da água são maiores do que as atmosféricas e os poros estão totalmente ocupados com água.

O que é Zona ou Franja Capilar ?

A zona ou franja capilar é uma camada que está saturada com água, mas acima do lenço freático, a zona capilar é contínua e semelhante à zona saturada, sua espessura apresenta variações dependendo dos tamanhos dos poros no meio.
Fonte: Águas Subterrâneas, Charles R. Fitts. 2ª edição.

Precisa avaliar a Qualidade da Água Subterrânea no seu imóvel ou precisa saber se é uma Área Contaminada, a GreenView Engenharia & Consultoria Ambiental possui especialistas que podem te ajudar. Entre em contato conosco.

Realizamos todos os estudos relacionados ao Gerenciamento de Áreas Contaminadas.

Agende uma Ligação!

Preencha o formulário ao lado e entraremos em contato para falar sobre como podemos lhe auxiliar: