Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Tolueno, o que é ?

O tolueno é um líquido incolor com odor aromático. Na forma pura contém traços de benzeno como impureza (menos que 0,01%). O produto comercial pode conter até 25% de benzeno.

Fórmula Molecular: C7H8

Sinômimos: Toluol, metilbeneno.

Nº CAS: 108-88-3

Usos do Tolueno

O principal uso do composto é como mistura (benzeno-tolueno-xileno – BTX) na gasolina. Também é empregado como solvente em tintas, revestimentos, óleos e resinas, matéria-prima na produção de benzeno, fenol e outros solventes orgânicos, e na fabricação de polímeros e borracha.

Tolueno

Comportamento no Meio Ambiente

É liberado para o ar principalmente por volatilização de solventes à base de tolueno e emissão veicular. A concentração média no ar de áreas urbanas varia de 2 a 200 µg/m3 , com valores mais elevados em locais com tráfego intenso. Existem relatos de concentrações entre 0,2 e 4 µg/m3 no ar de áreas rurais e de 17 a 1.000 µg/m3 em ambientes internos.

Geralmente os níveis do composto no ar de ambientes internos são mais elevados devido ao uso de solventes e tintas e da presença de fumaça do cigarro, já que o tolueno é um dos principais componentes da fumaça do cigarro.

Na água, foram relatadas concentrações entre 1 e 5 µg/L de tolueno em água superficial e de 0,2 a 1,1 mg/L em água subterrânea.

Exposição humana e efeitos à saúde

A principal via de exposição ao tolueno é por inalação e sua ação tóxica ocorre no sistema nervoso central (SNC). Os efeitos da exposição a baixas concentrações do composto são: fadiga, sonolência, debilidade e náusea. Esses sinais e sintomas geralmente desaparecem quando cessa a exposição.

A inalação por longo prazo pode irritar as vias aéreas superiores e olhos e causar dor de garganta, tontura e cefaleia. Nos casos mais graves pode ocorrer diminuição auditiva e até surdez.

Vários fatores influenciam os possíveis danos à saúde e a gravidade dos efeitos, como a via, dose e a duração da exposição, a presença de outras substâncias e as características do indivíduo.

Animais expostos ao composto apresentaram atraso no desenvolvimento do feto, anomalias no esqueleto, perda de peso e neurotoxicidade no desenvolvimento.

A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) classifica o tolueno no grupo 3 – não classificável quanto a carcinogenicidade. Esta categoria comumente é usada para agentes para os quais a evidência de carcinogenicidade é inadequada para o ser humano e inadequada ou limitada para animais de experimentação.

Fonte: FIT – Ficha de Informação Toxicológica. CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e U.S. Environmental Protection Agency. (U.S EPA).

Precisa realizar o estudo para verificar se seu imóvel apresenta alteração na qualidade do solo, vapores no solo ou água subterrânea para Tolueno ? Entre em contato com a GreenView, nós realizamos todos os trabalhos relacionados ao Gerenciamento de Áreas Contaminadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *