Usina Eólica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

O que é uma Usina Eólica ?

Uma usina eólica refere-se a instalação de produção de energia elétrica a partir da energia cinética do vento. Conforme o CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente), uma eólica refere-se a qualquer empreendimento de geração de eletricidade que converta energia cinética dos ventos em energia elétrica, em ambiente terrestre, formado por uma ou mais unidades aerogeradoras, seus sistemas associados e equipamentos de medição, controle e supervisão.

A energia eólica é gerada com a movimentação das turbinas, as quais também são conhecidas como aerogeradores, basicamente ocorre a transformação da energia cinética, em energia mecânica ou energia elétrica.

O que são Turbinas Eólicas ?

As turbinas eólicas funcionam com um princípio simples: em vez de usar eletricidade para fazer o vento – como um ventilador – as turbinas eólicas usam o vento para produzir eletricidade. O vento gira as pás semelhantes a hélices de uma turbina em torno de um rotor, que faz girar um gerador, que cria eletricidade.

O que são Parques Eólicos ?

Os parque eólicos, são áreas onde concentram-se muitas turbinas eólicas de grande porte e de forma agrupada. Um grande parque eólico pode ter centenas de turbinas eólicas espalhadas por grandes áreas. O terreno entre as turbinas pode ser usado para outros fins, como cultivo regular. Alguns parques eólicos também podem ser localizados próximos a corpos d’água, aproveitando-se dos ventos de regiões próximas aos lagos e oceanos.

No Brasil 80% dos parques eólicos estão no Nordeste, região que tem um dos melhores ventos do mundo para produção de energia eólica. O Brasil apresenta 18,00 GW de capacidade instalada, 695 Parque Eólicos, mais de 8.300 aerogeradores em operação, localizados em 12 Estados Brasileiros. Fonte ABEEólica. Associação Brasileira de Energia Eólica.

Usina Eólica

Benefícios da Energia Eólica ao Meio Ambiente

  • Gera renda e melhoria de vida para proprietários de terra com arrendamento para colocação das torres (turbinas / pás elólicas);
  • É uma energia renovável, não polui, constribui para o que Brasil cumpra seus objetivos no Acordo do Clima;
  • Os parques eólicos não emitem CO2;
  • Permite que o proprietário da terra siga com plantações ou criações de animais (a energia eólica ocupa pouca terra, dessa forma, permite que se continue a criação de animais e plantação, considerando o espaço para um parque eólico, as turbinas ocupam cerca de 8% da área, podendo esse percentual ser ainda menor, aproximadamente 6%);
  • Apresenta um dos melhores custo-benefício na tarifa de energia;
  • Capacitação de mão de obra local.

Fonte: Infovento 19. 11 de fevereiro de 2021. ABEEólica. Associação Brasileira de Energia Eólica.

Licenciamento Ambiental para Usina Eólica

O Licenciamento Ambiental para Usinas Eólicas no Brasil, deve atender a Resolução Nº 462, de 24 de julho de 2014 do CONAMA . A resolução estabelece procedimentos pra o licenciamento ambiental de empreendimentos de geração de energia elétrica a partir de fonte eólica em superfície terrestre.

Enquadramento da Usina Eólica (Licenciamento Ambiental)

Caberá ao órgão licenciador o enquadramento quanto ao impacto ambiental dos empreendimentos de geração de energia eólica, considerando o porte, a localização e o baixo potencial poluidor da atividade.

O licenciamento ambiental de empreendimentos eólicos considerados de baixo impacto ambiental será realizado mediante procedimento simplificado, onde é dispensada a exigência do estudo de Relatório de Impacto Ambiental EIA/RIMA, porém deverão ser objeto de elaboração de relatórios simplificados que conterão as informações relativas ao diagnóstico ambiental da região de inserção do empreendimento, sua caracterização, a identificação dos impactos
ambientais e das medidas de controle, mitigadoras e compensatórias.

Precisa realizar o Licenciamento Ambiental para sua atividade e ou empreendimento ? Entre em contato com a GreenView Engenharia & Consultoria Ambiental, realizamos todos os estudos necessários para a obtenção de suas Licenças Ambientais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *