Usinas de Compostagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Usinas de Compostagem o que são ?

Usinas de Compostagem possuem uma série de equipamentos dimensionados de acordo com a necessidade de cada cliente e aplicação, e são utilizados de forma a estimular a decomposição dos materiais orgânicos, em grande escala, viabilizando a produção a custos aceitáveis, em tempo acessível e com geração de um produto com valor agregado, sendo classificado como o composto orgânico.

Compostagem Aeróbica

Na compostagem aeróbica, o ar é introduzido para ajudar a quebrar os materiais rapidamente. O composto precisa ser revolvido a cada poucos dias.

À medida que as bactérias decompõem os resíduos com alto teor de nitrogênio, a temperatura do composto fica mais alta. Isso acelera o processo. Além disso, pode ser necessário adicionar umidade, como por exemplo, adicionado água.

É o processo mais adequado ao tratamento do lixo domiciliar, a decomposição é realizada por micoorganismos que só vivem na presença de oxigênio. A temperatura pode chegar a até 70ºC, os odores emanados não são agressivos e a decomposição é mais veloz.

Compostagem Anaeróbica

Na compostagem anaeróbia a decomposição é realizada por micoorganismos que podem viver em ambientes sem a presença de oxigênio; ocorre em baixa temperatura, com exalação de fortes odores, e leva mais tempo até que a matéria orgânica se estabilize.

Usinas de Compostagem e o Licenciamento Ambiental

Principais fatores que influenciam na compostagem

Apresentamos abaixo alguns dos principais fatores que influenciam no processo da compostagem

  • Organismos;
  • Umidade;
  • Aeração;
  • Temperatura;
  • Relação C:N;
  • pH; e
  • Tamanho das partículas.

Licenciamento Ambiental em Usinas de Compostagem

No Estado de São Paulo, as Usinas de Compostagem precisam realizar o Licenciamento Ambiental para sua atividades, e os estudos são realizados conforme as características de produção de cada usina, devendo se atentar a sua capacidade de produção.

  • Usinas de Compostagem com capacidade de até 100t/dia; e
  • Usinas de Compostagem com capacidade superior a 100t/dia.

Precisa realizar o Licenciamento Ambiental de sua Usina de Compostagem? Entre em contato a GreenView, somos uma Consultoria Ambiental altamente capacidade para lhe atender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *