Você sabe o que é Agenda ESG?

Você sabe o que é Agenda ESG?

Em tempos de mudanças climáticas e de discussões sobre que adaptações são necessárias para revertê-las, o termo Agenda ESG ganhou espaço. Mas você sabe o que significa essa sigla, suas implicações para os negócios e a sua importância para o meio ambiente? Descubra aqui nesse conteúdo da GreenView!

Entendendo a Agenda ESG

O conceito de Agenda ESG se baseia em uma sigla que significa Environmental, Social and Governance; em português o termo pode ser traduzido para “ambiental, social e governança”. Ou seja, o ESG consiste em um conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança que pode ser utilizado para guiar investimentos e escolhas de consumo com foco na sustentabilidade. Ela parte da premissa de que o lucro não pode ser a única finalidade.

Empresas que norteiam a sua atuação pela Agenda ESG hoje estão preocupadas e comprometidas com temas relacionados aos três pilares representados na sigla. Isso quer dizer que a sustentabilidade passa a ser um valor, parte integrante da cultura e da estratégia financeira das organizações.

A Agenda ESG pode ser pautada por uma série de práticas que se mostram benéficas para os negócios. Conheça alguns exemplos de práticas da ESG que estão ligadas ao meio ambiente: o compromisso com a redução de emissões de gases de efeito estufa; implementação de ações que visam preservar recursos naturais, como a água; adoção de políticas de gerenciamento de resíduos sólidos e incentivo à reciclagem; ações de combate ao desmatamento; etc.

Já entre os exemplos de práticas da Agenda ESG calcadas no aspecto social estão: o incentivo a projetos que geram renda para comunidades locais; preocupação e respeito ao bem-estar dos colaboradores oferecendo boas condições de trabalho; ações de incentivo à diversidade no ambiente de trabalho e ao protagonismo das mulheres; entre outras. E em relação à governança corporativa pode-se citar a adoção de práticas anticorrupção e o estímulo à transparência; e a realização regular de auditorias.

Por que a Agenda ESG é tão importante para o meio ambiente?

Como a Agenda ESG representa um compromisso das organizações com a adoção de boas práticas que são aliadas da sustentabilidade, ela é de extrema relevância para o meio ambiente. Isso fica ainda mais nítido quando pensamos que há uma enorme urgência para que empresas, governos e sociedade revejam as suas ações a fim de combater as mudanças climáticas.
A partir da adoção da Agenda ESG é possível obter variados benefícios ambientais, como a preservação de recursos naturais, a redução do desmatamento e o aumento do reflorestamento; a conservação da biodiversidade, o que inclui fauna e flora; entre outras vantagens.

Além disso, as empresas que são guiadas pela Agenda ESG e que implementam ações como a redução da captação de água; a diminuição da pegada de carbono durante suas atividades de produção, por exemplo, também conseguem reduzir os seus custos. Por outro lado, essas organizações ainda fortalecem a sua marca. Pois, hoje os consumidores estão cada vez mais atentos à questão ambiental e ao bem-estar social.

Viu como a sua empresa pode se adaptar aos novos tempos e ter a sua própria Agenda ESG?

Conheça que ações o seu negócio deve adotar para se tornar mais sustentável com a GreenView! Desde 2017, somos referência na oferta de soluções sustentáveis com foco no atendimento às legislações ambientais, redução de custos para as empresas e preservação dos recursos naturais e meio ambiente. Entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Agende uma Ligação!

Preencha o formulário ao lado e entraremos em contato para falar sobre como podemos lhe auxiliar: