Você sabe o que é Reciclagem Energética?
Não param de surgir inovações dentro do setor de sustentabilidade com os objetivos de preservar recursos naturais, reduzir a poluição do planeta e, assim, assegurar a sobrevivência das gerações futuras. Dentro deste contexto, uma ótima estratégia para governos e empresas é apostar na reciclagem energética. Entenda esta tecnologia e os benefícios que ela proporciona para o meio ambiente aqui neste conteúdo da GreenView.
O funcionamento da Reciclagem Energética
A reciclagem energética consiste em um tipo de tecnologia que transforma alguns tipos de resíduos em energia térmica e/ou elétrica. São exemplos de resíduos que podem ser utilizados neste processo: plásticos, restos de alimentos, sacolas plásticas, materiais higiênicos descartáveis, entre outros que apresentam alto poder calorífico para promover a combustão.
A reciclagem energética é feita da seguinte forma: o vapor resultante da queima dos resíduos movimenta as pás ligadas a um eixo (turbina) e este movimento (energia cinética) é que vai produzir a energia elétrica. A decomposição térmica dos resíduos plásticos acontece em um forno a temperatura de 950°C e a oxidação dos gases da combustão ocorre por cerca de dois segundos a mais de 1000°C.
Uma das maiores vantagens da reciclagem energética é que ela não gera efluentes líquidos e as cinzas produzidas no processo podem ser utilizadas na construção civil. Já os gases poluentes passam por tratamento e a sucata não reciclada também pode ser reaproveitada em fornos de siderúrgicas no lugar do carvão pulverizado e do óleo, por exemplo.
Embora o termo reciclagem energética não seja muito conhecido, as primeiras usinas surgiram na década de 80 em muitos países, como Alemanha, Estados Unidos, Japão, etc. No Brasil, a reciclagem energética consta na Política Nacional de Resíduos Sólidos.
De acordo com artigo publicado no site da CNN Brasil, a Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (Abren) realizou uma pesquisa em que aponta que mais da metade do lixo produzido no país, levando em consideração apenas os grandes centros urbanos, poderia gerar energia elétrica para cerca de 100 milhões de pessoas. Já a Associação Brasileira do Biogás (ABiogás) ressaltou que o biometano tem potencial para substituir quase 40% da demanda nacional de energia elétrica e poderia suprir até 70% do consumo de brasileiro de diesel, evitando novas emissões!
As vantagens da Reciclagem Energética
Agora é hora de falar sobre os benefícios que a reciclagem energética proporciona para o meio ambiente, os negócios e a qualidade de vida da população:
- Reduz os impactos causados por aterros e lixões. Cabe ressaltar aqui que o espaço para implantação de uma usina de reciclagem energética é bem menor em comparação ao outros citados;
- Gera energia de ótima qualidade;
- Localização pode ser próxima a centros urbanos porque não eliminação de gases nocivos na atmosfera;
- Redução dos gastos com transporte de resíduos sólidos urbanos;
- Eliminação de agentes biológicos prejudiciais à saúde humana;
- Permite a recuperação energética de diversos materiais plásticos, o que inclui até resíduo hospitalar;
- Entre muitos outros.
Gostou do conteúdo “Você sabe o que é Reciclagem Energética?” e ficou curioso para descobrir formas de tornar o seu negócio mais sustentável sob vários aspectos? A GreenView oferece serviços nas áreas de Licenciamento Ambiental, Gerenciamento de Áreas Contaminadas, Gestão de Resíduos, Assessoria Jurídica Ambiental e muitos outros. Clique aqui e entre já em contato conosco!