Compostos orgânicos voláteis e contaminantes orgânicos voláteis (VOCs), o que são ?
Os compostos orgânicos voláteis (em inglês Volatile Organic Compund – VOCs) são substâncias químicas orgânicas, ou combinações destas que apresentam alta pressão de vapor e baixa solubilidade em água.
Conforme a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, os VOCs, são gases e vapores resultantes da queima incompleta e evaporação de combustíveis e de outros produtos orgânicos, sendo emitidos pelos veículos, pelas indústrias, pelos processos de estocagem e transferência de combustível, muitos desses compostos, participam ativamente das reações de formação do ozônio.
Onde encontramos os compostos orgânicos voláteis ?
Podemos encontrar os VOCs em solventes industriais, solventes de limpeza, repelentes, produtos de limpeza, maquiagem, cosméticos, pesticidas, roupas lavadas a seco, produtos para fabricação de tintas, móveis, carpetes, papel carbono, cola, combustíveis, marcadores permanentes, produtos farmacêuticos, repelentes, produtos para preservação de madeiras, entre outros.
Também é possível encontrar os VOCs na natureza, quando são originados pela liberação através das plantas.
Contaminantes orgânicos voláteis (VOC)
Os contaminantes orgânicos voláteis, também podem ser encontrados em materiais sintéticos os quais são prejudiciais ao meio ambiente e a saúde humana, os VOCs são contaminantes comuns encontrados no meio ambiente, especificamente na água subterrânea e no ar.
Meio Ambiente (VOCs) dissolvidos nas águas subterrâneas
Conforme informação da USGS (U.S. Geological Survey), o grupo de VOCs mais frequentemente detectado em águas subterrâneas são os trihalometanos (THMs), e dos THMs, o clorofórmio é o mais comumente detectado.
Os THMs se formam quando o cloro interage com a matéria orgânica dissolvida na água, o que pode acontecer quando o cloro é adicionado à água potável para a desinfecção de bactérias. Como parte da água potável com cloro vai para o ralo, os THMs costumam ser detectados em águas residuais.
Na água subterrânea também é possível verificar a presença de contaminação por solventes, que são utilizados por consumidores residenciais e industriais, especificamente como produtos desengraxantes, removedores de tinta e agentes de limpeza e também estão entre os VOCs. Alguns solventes, como o clorometano, não são mais usados em produtos de consumo, porém continuam a ser detectados na água subterrânea, em eventos em que a água subterrânea contaminada com clorometano, recarregou o aquífero quando o contaminante ainda estava em uso.
Embora os VOCs tendam a “escapar” das águas superficiais por meio da volatilização (evaporação) para o ar, uma vez dissolvidos nas águas subterrâneas, eles são mais persistentes. Eles podem ser transportados através da zona insaturada na recarga, no vapor do solo ou como um líquido na fase não aquosa.
Uma vez na zona saturada, alguns VOCs altamente solúveis, como o aditivo para gasolina MTBE, movem-se com as águas subterrâneas, enquanto outros VOCs, como o tetracloreto de carbono, são retardados quando aderem ao carbono orgânico nos sólidos do aquífero.
Alguns VOCs são degradados por bactérias no aquífero, mas outros resistem à degradação e podem ser transportados por longas distâncias, em alguns casos chegando a poços de abastecimento de água potável.
Riscos a saúde
Conforme informações da United States Environmental Protection Agency – U.S EPA (Agência de Proteção Ambiental Americana), os efeitos dos VOCs na saúde podem incluir:
- Irritação nos olhos, nariz e garganta;
- Dores de cabeça, perda de coordenação e náuseas;
- Danos ao fígado, rins e sistema nervoso central;
- Alguns produtos orgânicos podem causar câncer em animais, alguns são suspeitos ou conhecidos por causar câncer em humanos.
Os principais sinais ou sintomas associados à exposição a VOCs incluem:
- Irritação conjuntival;
- Desconforto no nariz e garganta;
- Dor de cabeça;
- Reação alérgica na pele;
- Dispneia;
- Declínios nos níveis de colinesterase sérica;
- Náusea;
- Vômito;
- Epistaxe (sangramento originário da mucosa nasal);
- Fadiga; e
- Tontura.
Como reduzir a exposição dos VOCs
Como forma de reduzira exposição de VOCs, durante a utilização de produtos que apresentem tais compostos em sua composição, com a U.S EPA é recomendado:
- Aumente a ventilação ao usar produtos que emitem VOCs;
- Atenda ou supere todas as precauções/recomendações do rótulo;
- Não armazene recipientes abertos de tintas ou outros produtos semelhantes que não estão sendo utilizadas;
- Use técnicas de manejo integrado de pragas para reduzir a necessidade de pesticidas;
- Use produtos domésticos de acordo com as instruções do fabricante;
- Certifique-se de fornecer bastante ar fresco ao usar esses produtos;
- Destine de forma ambientalmente adequada os recipientes não usados ou pouco usados com segurança; compre em quantidades que usará em breve;
- Mantenha fora do alcance de crianças e animais de estimação, os produtos que contenham VOCs; e
- Nunca misture produtos de higiene doméstica, a menos que instruído no rótulo.
Identificação de contaminantes orgânicos voláteis – VOCs, em empreendimentos, imóveis e indústrias
No Gerenciamento de Áreas Contaminadas as fontes de contaminação por compostos orgânicos voláteis (VOCs) são identificadas inicialmente na Avaliação Preliminar e investigadas no estudos de Investigação Confirmatória, complementações e delimitações da presença de VOCs na área de interesse, quando identificadas, no estudo de Avaliação Preliminar, são realizados nos estudos de Investigação Detalhada.
A GreenView Engenharia & Consultoria Ambiental possui especialista em todas as etapas do Gerenciamento de Áreas Contaminadas, entre em contato.
Fontes: Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), U.S. Geological Survey (USGS) e United States Environmental Protection Agency – (U.S EPA).