O que é Remediação de Áreas Contaminadas ?
O termo “remediação”, amplamente utilizado internacionalmente “remediation”, significa dar remédio, sanear, tornar uma área saudável, curar.
As medidas de remediação (“aplicação de remédios”) podem ser divididas basicamente em 02 tipos:
01: Medidas de contenção ou isolamento da contaminação (quando destinadas à prevenir a migração dos contaminantes) e;
02: Medidas para o tratamento dos meios contaminados, visando à remoção ou redução da massa de contaminantes.
A aplicação de uma técnica de remediação depende de vários fatores, como, por exemplo:
Características do meio contaminado, dos contaminantes, objetivos da remediação, localização da área, tempo e recursos disponíveis.
Técnicas convencionais, como a escavação dos solos contaminados, seguida de tratamento ou disposição em aterros, tem sido utilizadas para efetuar a remediação de sites contaminados.
Além das técnicas de remoção e redisposição de solos, outras técnicas tem sido aprimoradas, testadas e avaliadas em relação a sua eficiência/eficácia e custo, incluindo a contenção, biorremediação, dessorção térmica, tratamento termal “in situ”, redução ou oxidação química “in situ”, extração de vapores do solo, extração multi-fásica, barreiras reativas permeáveis, bombeamento e tratamento de águas subterrâneas, lavagem do solo e atenuação natural monitorada.
Foi realizada a Avaliação de Risco à Saúde Humana e constatada a existência de risco, acima dos níveis aceitáveis em uma área, e é necessário realizar a remediação do solo e/ou da água subterrânea?
No nosso Blog você pode saber mais sobre Avaliação de Risco á Saúde Humana.
Quer saber mais sobre Remediação de Áreas Contaminadas ? Entre em contato com a GreenView, temos toda a expertise necessária para auxiliá-lo!