Tecnologias sustentáveis: como usar esse recurso

Tecnologias sustentáveis: como usar esse recurso

Já há um bom tempo o conceito de sustentabilidade deixou de ser tema apenas de debates sobre questões ecológicas. Hoje é coletiva a preocupação com o meio ambiente e com os impactos causados pelos hábitos da população e pelas empresas.

Nesse sentido, uma das práticas adotadas é a tecnologia sustentável. Mas você sabe o que significa esse conceito e quais os benefícios para o meio ambiente e para a economia? Descubra neste conteúdo da Greenview.

O que são tecnologias sustentáveis?

São inovações que têm como finalidade possibilitar avanços tecnológicos sem prejuízo ao meio ambiente. As tecnologias sustentáveis também correspondem à procura por novos processos que gerem menos impacto na cadeia produtiva em áreas como a agricultura, por exemplo.
Resumidamente, podemos entender as tecnologias sustentáveis como o desenvolvimento e a aplicação de recursos inovadores que garantam um equilíbrio entre o crescimento econômico e a proteção do meio ambiente não só nos dias de hoje, mas também nas gerações futuras.
Assim, a maior parte do que é produzido hoje no planeta já é disponibilizado para a população com muito menos impactos ambientais do que no passado, embora ainda haja muito a ser feito. Se você quer saber como implementar as tecnlogias sustentáveis em sua empresa, uma boa ideia é começar pelas práticas a seguir. Confira!

Exemplos de tecnologias sustentáveis

Assinaturas eletrônicas: têm a mesma validade jurídica que as assinaturas físicas e evita o desperdício excessivo com papéis. Além disso, o recurso facilita as rotinas burocráticas nas empresas e promove maior agilidade. Para se ter uma ideia, durante a pandemia o número de contratações de serviços de assinatura eletrônica e de certificados digitais triplicou.

Materiais reciclados: além de serem mais baratos, ao optar por materiais reciclados você ainda contribui para a redução de resíduos.
Energia solar: a geração de energia fotovoltaica é um dos exemplos mais eficientes de tecnologia sustentável. A energia solar é limpa e inesgotável e os investimentos para instalação de placas solares vêm se tornando cada vez mais acessíveis. Acesse o conteúdo da GreenvView e entenda como funciona a energia solar.
Captação e reutilização da água: existem diversas tecnologias destinadas a reduzir o desperdício desse nosso recurso mais precioso. Um bom exemplo são os sistemas de captação de água da chuva, que pode ser reaproveitada para lavagens de carro e irrigação de plantas, por exemplo.

Quer descobrir como tornar a sua empresa mais sustentável com a ajuda da tecnologia? Fale agora com a Greenview! Temos a solução perfeita para o seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende uma Ligação!

Preencha o formulário ao lado e entraremos em contato para falar sobre como podemos lhe auxiliar: