Bioma Pampa
O Bioma Pampa também é conhecido como Campos do Sul ou Campos Sulinos, ocupa uma área de aproximadamente 176,5 mil Km2 .
Caracterizado por terras baixas predominantemente planas, com presença de colinas arredondadas e “coxilhas” (relevo caracterizado pela presença de áreas elevadas, colinas de pequena ou grande elevação), cobertas de herbáceas.
Localização do Bioma Pampa
O bioma está localizado no estado do Rio Grande do Sul, onde ocupada uma área de 63% do território e ocupa também porções da Argentina e do Uruguai.
Clima
O clima é o subtropical, com temperaturas médias de 18 °C, apresenta invernos rigorosos, podendo alcançar temperaturas negativas e verões quentes com temperaturas superiores a 35ºC.
A precipitação anual varia entre 1.250 e 1.600 mm, geralmente mal distribuída, com períodos secos estivais que, associados a altas temperaturas e à radiação e pouca profundidade dos solos, resultam em acentuados déficits hídricos.
Vegetação
A vegetação do bioma, conforme o Ministério do Meio Ambiente pode ser divida em:
- Estepe;
- Savana Estépica;
- Floresta Estacional Semidecídua;
- Floresta Estacional Decidual;
- Formação Pioneiras;
- Floresta Estacional.
Fonte: Instituto Brasileiro de Florestas (IBF), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Chico Mendes (ICMBio).
No Blog da GreenView Engenharia & Consultoria Ambiental, você pode saber mais sobre os Biomas:
A GreenView Engenharia & Consultoria Ambiental realizada todas as etapas do Processo do Licenciamento Ambiental para o seu empreendimento. Entre em contato.