Bioma Pampa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Bioma Pampa

O Bioma Pampa também é conhecido como Campos do Sul ou Campos Sulinos, ocupa uma área de aproximadamente 176,5 mil Km2 .

Caracterizado por terras baixas predominantemente planas, com presença de colinas arredondadas e “coxilhas” (relevo caracterizado pela presença de áreas elevadas, colinas de pequena ou grande elevação), cobertas de herbáceas.

Localização do Bioma Pampa

O bioma está localizado no estado do Rio Grande do Sul, onde ocupada uma área de 63% do território e ocupa também porções da Argentina e do Uruguai.

Clima

O clima é o subtropical, com temperaturas médias de 18 °C, apresenta invernos rigorosos, podendo alcançar temperaturas negativas e verões quentes com temperaturas superiores a 35ºC.

A precipitação anual varia entre 1.250 e 1.600 mm, geralmente mal distribuída, com períodos secos estivais que, associados a altas temperaturas e à radiação e pouca profundidade dos solos, resultam em acentuados déficits hídricos.

Vegetação

A vegetação do bioma, conforme o Ministério do Meio Ambiente pode ser divida em:

  • Estepe;
  • Savana Estépica;
  • Floresta Estacional Semidecídua;
  • Floresta Estacional Decidual;
  • Formação Pioneiras;
  • Floresta Estacional.

Fonte: Instituto Brasileiro de Florestas (IBF), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Chico Mendes (ICMBio).

No Blog da GreenView Engenharia & Consultoria Ambiental, você pode saber mais sobre os Biomas:

A GreenView Engenharia & Consultoria Ambiental realizada todas as etapas do Processo do Licenciamento Ambiental para o seu empreendimento. Entre em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *