Bioma Pantanal

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Bioma Pantanal

Bioma Pantanal

O Bioma Pantanal apresenta uma das maiores extensões úmidas contínuas do mundo e está localizado no centro da América do Sul, especificamente na bacia hidrográfica do Alto Paraguai. (Embrapa).

Possui uma extensão de aproximadamente 250 mil km2. O Pantanal apresenta o tuiuiú como a sua ave-símbolo, sendo uma das maiores aves da América do Sul.

O Pantanal possui o certificado de Patrimônio Natural e Reserva da Biosfera Mundial, concedido pelo Programa Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

O título de Patrimônio Natural e Reserva da Biosfera, é reconhecido internacionalmente como instrumento de conservação que favorece a descoberta de soluções para problemas como o desmatamento das florestas, desertificação, poluição atmosférica, entre outros.

Localização

Está localizado na bacia hidrográfica do Alto Paraguai, no Brasil, abrange os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Também abrange países como Bolívia e Paraguai, nesses países o Bioma Pantanal é chamado de Chaco.

Clima

Está localizado em uma região de ocorrência do clima tropical e apresenta duas estações bem definidas, sendo o verão chuvoso e o inverno seco.

O período de chuva ocorre entre outubro a março, com temperaturas que chegam a ultrapassar 30 ºC.

Entre abril e setembro ocorre a ausência de chuvas, a temperatura é amena, ficando entre 20 ºC e 25 ºC.

Rios do Bioma Pantanal

Os principais rios do Bioma Pantanal, são o Rio Cuiabá, Rio Aquidauana, Rio Apa e Rio Miranda e pertencem a Bacia do Alto Paraguai (BAP) que é representada por três grandes biomas: Amazônia, Cerrado e
Pantanal e possui encraves de Mata Atlântica.

Fonte: Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Saiba informações relevantes referente aos biomas: Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica, Pampa e diversas informações relevantes relacionadas a Meio Ambiente, Sustentabilidade, Gerenciamento de Áreas Contaminadas, Remediação Ambiental no Blog da GreenView Engenharia & Consultoria Ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *