Cloreto de Vinila, o que é ?
O cloreto de vinila é um gás incolor, sendo altamente estável na ausência de luz e de oxigênio. Em sua forma líquida é armazenado sob pressão ou em baixas temperaturas. Também pode ser denominado como: cloroeteno, cloroetileno, monocloroetileno.
Sua fórmula molecular é C2H3Cl e seu número CAS é 75-01-4.
Usos dos cloreto de vinila
Um dos seus principais usos é na produção de resina policloreto de vinila (PVC) para fabricação de tubos e outros plásticos como revestimento e na manufatura de solventes clorados.
Quantidades menores já foram utilizados em móveis e estofados de automóveis, revestimentos de paredes, utensílios domésticos e peças automotivas.
Comportamento no meio ambiente
Raramente é encontrado na água superficial, exceto em águas contaminadas, geralmente em concentrações inferiores a 10 μg/L.
A migração do cloreto de vinila do PVC não plastificado é uma possível fonte do composto na água potável.
Existem relatos de sua presença na água subterrânea como produto de degradação de solventes clorados depositados no solo.
As concentrações de cloreto de vinila no ar ambiente são geralmente muito baixas, com a exposição ocorrendo a partir da descarga de gases de exaustão de fábricas que fabricam ou processam cloreto de vinila, ou a evaporação de áreas onde os resíduos químicos são armazenados.
A concentração no ar ambiente é baixa, geralmente menor que 3 μg/m3. A meia-vida na atmosfera é estimada em 20 horas.
Exposição humana e efeitos à saúde
A principal via de exposição humana ao cloreto de vinila é a inalatória.
A exposição ocupacional por inalação de altas concentrações da substância durante longos períodos resulta em efeitos narcóticos, fenômeno de Raynaud (branqueamento e dormência dos dedos e desconforto por exposição a temperaturas frias), alterações hepatocelulares, desenvolvimento de angiosarcoma hepático, alterações cutâneas esclerodermiformes e acroosteólise.
A exposição ocupacional ao cloreto de vinila pode ocorrer nos trabalhadores envolvidos na produção, uso, transporte, armazenamento e descarte do produto químico.
Conforme a U.S.EPA (Environmental Protection Agency), a exposição aguda (curto prazo) a altos níveis de cloreto de vinila no ar resultou em efeitos no sistema nervoso central (SNC), como tontura, sonolência e dores de cabeça em humanos. A exposição crônica (longo prazo) ao cloreto de vinila por inalação e exposição oral em humanos resultou em efeitos no SNC e danos ao fígado.
Estudos demonstraram que animais expostos ao composto apresentaram
efeitos neurológicos, no fígado, na reprodução, no desenvolvimento e câncer.
A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) classifica o cloreto de vinila como cancerígeno para o ser humano (Grupo 1), com base em estudos epidemiológicos que evidenciaram que o composto causa câncer de fígado.
Fonte: Ficha de Informação Toxicológica – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).
A GreenView é uma Consultoria Ambiental que realiza os trabalhos relacionados ao Gerenciamento de Áreas Contaminadas, executando as etapas de Avaliação Preliminar, Investigação Confirmatória, Investigação Detalhada, Avaliação de Risco à Saúde Humana, Monitoramento Ambiental, Remediação Ambiental, Plano de Desativação entre outros trabalhos.
Você precisa realizar a investigação ambiental em sua propriedade ou empreendimento ? Entre em contato com a GreenView Engenharia & Consultoria Ambiental.