Descontaminação do solo: como funciona esse processo?
Uma obrigação prevista em lei, a remediação/descontaminação do solo é um processo realizado de forma a remover os riscos para o meio ambiente, receptores da área, como por exemplo a contaminação de lençóis freáticos, rios e lagos. Os casos de contaminação do solo costumam ser mais comuns em áreas urbanas, industriais ou agrícolas. Eles podem acontecer em razão do despejo direto de resíduos perigosos, do uso excessivo e inadequado de fertilizantes e pesticidas, e do descarte incorreto de lixo, por exemplo.
O processo para a identificação de uma eventual alteração da qualidade do solo necessidade de remedição/descontaminação do solo é composto por varias etapas.
Resumidamente, a primeira delas é a Avaliação Preliminar, que consiste na realização de um levantamento dos contaminantes que podem estar presentes.
Depois vem a Investigação Confirmatória, aqui se comprova se o solo está contaminado, caso a área de alteração do solo, não esteja delimitada é realizada a Investigação Detalhada.
Após a complementa delimitação de eventuais alterações é realizada a Avaliação de Risco à Sáude Humana e, por último, vem a etapa com a elaboração do Plano de Intervenção, que definirá qual é o projeto de remediação de solo mais adequado para recuperar a área.
Gostou de saber como sobre a descontaminação do solo: como funciona esse processo? Quer saber mais como é feito o processo de remediação/descontaminação do solo? A GreenView tira todas as suas dúvidas! Entre e contato conosco e solicite seu orçamento.