Investigação detalhada: qual a importância deste estudo ambiental?
Composto por diversas etapas importantes, o Gerenciamento de Áreas Contaminadas (GAC) é um processo complexo que, resumidamente, avalia se uma atividade com potencial de gerar áreas contaminadas alterou a qualidade ambiental dessa área e, quando aplicável, indica ações para sua recuperação. Cada fase deste processo tem uma função, e aqui neste conteúdo da GreenView, o foco será na Investigação Detalhada. Entenda como ela funciona e qual a importância do método.
Primeiramente, vale ressaltar que todo o Gerenciamento de Áreas Contaminadas (GAC), incluindo a Investigação Detalhada, deve seguir normas específicas. Conforme a Decisão de Diretoria Nº 038/2017/C da CETESB, esta fase específica tem como objetivo:
- Caracterizar o meio físico onde se insere a Área Contaminada sob Investigação (ACI);
- Determinar as concentrações das substâncias químicas de interesse nos diversos meios avaliados;
- Definir tridimensionalmente os limites das plumas de contaminação;
- Quantificar as massas das substâncias químicas de interesse, considerando as diferentes fases em que se encontram;
- Caracterizar o transporte das substâncias químicas de interesse nas diferentes unidades hidroestratigráficas e sua evolução no tempo;
- Caracterizar os cenários de exposição necessários à realização da etapa de Avaliação de Risco.
Objetivos
O principal objetivo da Investigação Detalhada é definir a extensão horizontal e vertical da contaminação, identificar os compostos químicos presentes e suas concentrações, e avaliar os riscos associados. Isso permite a elaboração de um plano de intervenção adequado.
Como é feita a Investigação Detalhada em si
Para a execução e elaboração do estudo de Investigação Detalhada, é necessária a atuação de profissionais especializados e com experiência para coletar, analisar e interpretar os dados ambientais, a fim de avaliar a extensão e a natureza da contaminação de uma área específica.
O primeiro passo para elaborar este estudo é fazer um bom planejamento, avaliação e revisão das etapas anteriores (Avaliação Preliminar e Investigação Confirmatória), com verificação dos Modelos Conceituais e realização da coleta de amostras de solo, água subterrânea e ar do solo. Essas amostras são coletadas em diferentes profundidades e locais, dependendo da natureza e extensão da contaminação. Recomenda-se a utilização de métodos de investigação de alta resolução na investigação de áreas com complexidades associadas ao meio físico e à distribuição das substâncias químicas de interesse, além da localização de eventuais fontes primárias de contaminação não identificadas nas etapas anteriores. Também é preciso atualizar o histórico da área de estudo e entorno, com responsáveis familiarizados e com conhecimento pretérito e atual da área.
Todas as informações e resultados obtidos durante a Investigação Detalhada servirão como base para as fases seguintes do GAC: Avaliação de Risco à Saúde Humana e Plano de Intervenção.
Importância da Investigação Detalhada
A Investigação Detalhada é essencial para determinar a necessidade de medidas de intervenção, como a remediação ou a reabilitação da área. Ela também fornece informações valiosas para a elaboração de um plano de monitoramento ambiental.
Percebeu como a Investigação Detalhada é primordial para a identificação de riscos ambientais e proteção da saúde humana? Ela traz inúmeros benefícios para o meio ambiente, mas é preciso lembrar que somente uma equipe qualificada é capaz de executar o Gerenciamento de Áreas Contaminadas (GAC) e todas as suas etapas. Aqui na GreenView, temos um time de especialistas com toda a experiência e conhecimento necessários. Além disso, utilizamos as tecnologias mais avançadas para criar a solução perfeita para a sua empresa.
Clique aqui e entre em contato com a GreenView para conhecer todos os nossos serviços!