Remediação de Águas Subterrâneas
Remediação de Águas Subterrâneas, você sabe o que é ? O termo água subterrânea é geralmente reservado para a água subterrânea que ocorre abaixo do lençol freático em formações sólidas e geológicas totalmente saturadas.
A contaminação da água subterrânea pode ser originada a partir de diversas fontes potenciais de contaminação, resultante de atividades humanas (antrópicas) nas quais são gerados(as) matéria-prima, produtos e resíduos com potencial para contaminá-la, alterando suas características naturais ou qualidades.
Após confirmar-se a contaminação da água subterrânea, e na Avaliação de Risco à Saúde Humana se constatada a existência de riscos, acima dos níveis aceitáveis para os receptores considerados, deve ser realizada a remediação da água subterrânea.
O que é remediação de águas subterrâneas?
A remediação é conjunto de técnicas aplicadas em áreas contaminadas, divididas em técnicas de tratamento, quando destinadas à remoção ou redução da massa de contaminantes, e técnicas de contenção ou isolamento, quando destinadas a prevenir a migração dos contaminantes.
Dentre as técnicas de remediação de água subterrânea existentes, podemos destacar as técnicas físicas, biológicas e químicas.
É possível consultar um grande acervo de material técnico referente a tecnologias de remediação de águas subterrâneas em CLU-IN (Clean-Up Information) home page específica da EPA (United States Envirnmental Protection Agency).
Que saber mais sobre remediação de águas subterrâneas ou precisa executar uma remediação? Entre em contato com a GreenView, uma Consultoria Ambiental em SP. Temos toda a expertise necessária para auxiliá-lo!
Em nosso site também temos outros materiais para você tirar suas dúvidas relacionadas a remediação ambiental, incluindo informações relacionadas a remediação de água subterrâneas, essas informações você encontra por exemplo na página de Remediação Ambiental.
Realizamos todos os estudos referente ao Gerenciamento de Áreas Contaminadas (GAC). Alguns exemplos dos estudos são: Avaliação Preliminar, Investigação Confirmatória, Investigação Detalhada, Avaliação de Risco à Saúde Humana e o Plano de Intervenção.