Etilbezeno

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Etilbenzeno, o que é ?

O etilbenzeno é um líquido incolor, inflamável e com odor semelhante ao da gasolina.

Fórmula Molecular: C8H10

Sinônimos: Feniletano, etilbenzol

Nº CAS: 100-41-4

Usos do Etilbenzeno

É utilizado principalmente na produção de estireno. Menos de 1% do composto é empregado como solvente para tintas ou intermediário na fabricação de dietilbenzeno e acetofenona. Está presente em xilenos mistos com concentrações entre 15 e 20%.

Etilbenzeno

Comportamento no Meio Ambiente

A substância está amplamente distribuída no ambiente, geralmente em níveis muito baixos no ar de ambientes internos e externos, na água, no solo e na biota.

Também é encontrada em emissões veiculares, alimentos, fumaça de cigarro e produtos de consumo. A concentração no ar de áreas rurais geralmente é inferior a 2 µg/m3 e com valores médios entre 0,74 e 100 µg/m3 em áreas urbanas.

A concentração do composto em água superficial normalmente é inferior a 0,1 µg/L em áreas não industriais e acima de 15 µg/L em áreas urbanas e industriais. Existem relatos da migração de etilbenzeno de embalagens de poliestireno.

Exposição humana e efeitos à saúde

A principal via de exposição humana ao etilbenzeno é a inalação de vapor e/ou névoa, embora a exposição possa ocorrer por contato dérmico e ingestão.

A exposição de curto prazo pode irritar os olhos, o nariz e a via aérea superior, e causar vermelhidão e bolhas na pele, fadiga, tontura e falta de coordenação.

Na exposição prolongada pode produzir fadiga, cefaleia, irritação dos olhos e da via aérea superior. O contato dérmico repetido pode causar ressecamento e dermatite.

A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) classifica o etilbenzeno como possível cancerígeno humano (Grupo 2B) com base em estudos que evidenciaram aumento na incidência de adenomas em animais expostos por via inalatória.

Fonte: FIT – Ficha de Informação Toxicológica. CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e U.S. Environmental Protection Agency. (U.S EPA).

Saiba mais informações sobre benzeno, tolueno no Blog da GreenView Engenharia & Consultoria Ambiental.

Sua empresa ou empreendimento precisa realizar algumas das etapas do Gerenciamento de Áreas Contaminadas, como por exemplo a Avaliação Preliminar, Investigação Confirmatória, Investigação Detalhada, Avaliação de Risco à Saúde Humana, ou a Remediação Ambiental, entre em contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *