Bioma Mata Atlântica
A Mata Atlântica, também conhecida como floresta tropical atlântica, é considerada um dos biomas mais ricos do planeta, possui grande biodiversidade, sendo a segunda maior floresta em extensão do Brasil.
Consideram-se integrantes do Bioma Mata Atlântica as seguintes formações florestais nativas e ecossistemas associados, com as respectivas delimitações estabelecidas em mapa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, sendo:
- Floresta Ombrófila Densa;
- Floresta Ombrófila Mista, também denominada de Mata de Araucárias;
- Floresta Ombrófila Aberta;
- Floresta Estacional Semidecidual;
- Floresta Estacional Decidual;
- Manguezais;
- Vegetações de restingas;
- Campos de altitude;
- Brejos interioranos; e
- Encraves florestais do Nordeste.
Conforme o ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, a Mata Atlântica abrange as maiores cidades e regiões metropolitanas do Brasil. Nela, moram mais de 145 milhões de pessoas. Mais de 80% da produção econômica nacional é gerada nessa região, considerada o centro socioeconômico do país. Todavia, a vegetação remanescente ocupa cerca de 29% da área de cobertura vegetal original do bioma.
Localização do Bioma Mata Atlântica
O bioma se estende ao longo de 17 estados do Brasil, sendo eles:
- Alagoas;
- Bahia;
- Ceará;
- Espírito Santo;
- Goiás;
- Mato Grosso do Sul;
- Minas Gerais;
- Paraíba;
- Paraná;
- Pernambuco;
- Piauí;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Norte;
- Santa Catarina;
- São Paulo; e
- Sergipe.
Clima
O clima é predominantemente tropical úmido, sendo influenciado por massas de ar úmidas vindas do Oceano Atlântico.
Engloba também os climas tropical de altitude (na região sudeste) e o subtropical úmido (na região sul).
O índice pluviométrico é de aproximadamente 1.1193 mm/ano e a temperatura média é de 23,4 ºC, sendo a máxima de 32 ºC e a mínima de 19,6 ºC.
Lei da Mata Atlântica – Lei Nº 11.428, de 22 de dezembro de 2006
A Lei Nº 11.428, de 22 de dezembro de 2006, “Dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica”.
A proteção e a utilização do Bioma Mata Atlântica têm por objetivo geral o desenvolvimento sustentável e, por objetivos específicos, a salvaguarda da biodiversidade, da saúde humana, dos valores paisagísticos, estéticos e turísticos, do regime hídrico e da estabilidade social.
Na proteção e na utilização do Bioma Mata Atlântica, serão observados os princípios da função socioambiental da propriedade, da eqüidade intergeracional, da prevenção, da precaução, do usuário-pagador, da transparência das informações e atos, da gestão democrática, da celeridade procedimental, da gratuidade dos serviços administrativos prestados ao pequeno produtor rural e às populações tradicionais e do respeito ao direito de propriedade.
Dia Nacional da Mata Atlântica
Anualmente no dia 27 de maio é celebrado o Dia Nacional da Mata Atlântica, a data é uma referência a 27 de maio de 1560, quando o Padre Anchieta assinou a Carta de São Vicente, documento no qual descreveu, pela primeira vez, a biodiversidade das florestas tropicais nas Américas.
Conheça os outros Biomas do Brasil no Blog da GreenView Engenharia & Consultoria Ambiental
A GreenView Engenharia & Consultoria Ambiental realiza todas as etapas para o Licenciamento Ambiental do seu empreendimento. Entre em contato conosco e solicite seu orçamento.